Vereador de Pinhais denuncia vereadora do PT e alega que ela trocou voto por cargo

Imagem: Redes Sociais

O vereador Amarildo Amaral (PSB), fez um vídeo nas suas redes sociais denunciando a vereadora Miss Preta (PT), alegando que a mesma para votar na eleição para presidência da Câmara Municipal, realizada meses atrás, teria trocado seu voto para poder indicar um cargo, que segundo Amarildo, foi nomeada uma pessoa chamada ´´Roni´´, com um salário de R$ 11 mil, de acordo com o vereador. Veja o vídeo completo:

Video: Redes Sociais

Se comprovada a conduta de venda de voto em troca de indicação de cargo, denunciada por Amarildo Amaral, as consequências administrativas incluem a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por até 10 anos, multa civil equivalente a até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais por até 10 anos, conforme a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992). No âmbito criminal, a ação pode configurar corrupção passiva, com pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa (art. 317 do Código Penal), ou corrupção ativa, sujeita à mesma pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa (art. 333 do Código Penal), podendo haver agravantes que aumentem as sanções ou resultem em prisão preventiva. Em processos ético-disciplinares internos à câmara, conforme regimentos municipais baseados na Lei Orgânica do Município e na Constituição Federal (art. 29), pode ocorrer cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar e destituição de cargos de liderança. Adicionalmente, repercussões políticas envolvem inelegibilidade em eleições futuras pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), além de danos irreparáveis à imagem pública e maior escrutínio institucional, potencialmente levando a auditorias e reformulações administrativas.

Contraditório

Em respeito ao jornalismo ético e equilibrado, o Jornal O Plano procurou a vereadora Miss Preta, questionando qual a posição da vereadora com as alegações do vídeo de Amarildo, se ela confirma ter indicado o servidor citado e se pretende adotar medidas judiciais. Veja a resposta da vereadora para nossa equipe na íntegra:

´´A vereadora Miss Preta está sendo devidamente amparada por nosso advogado diante das denúncias falsas e caluniosas feitas pelo vereador Amarildo Amaral.
Caso haja manifestação pública sobre o assunto, ela ocorrerá exclusivamente por meio dos canais oficiais de comunicação do mandato.´´

O presidente da Câmara Municipal de Pinhais também foi procurado, entretanto a equipe não obteve nenhum retorno do vereador. O Jornal O Plano segue aberto para manifestação de Anderson Pioco para atualizações futuras da reportagem.

1 comentário em “Vereador de Pinhais denuncia vereadora do PT e alega que ela trocou voto por cargo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima