
A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, no Paraná, assinou um contrato no valor de R$ 4.697.407,56 com a empresa Auto Peças JP Silva Ltda. para serviços de manutenção mecânica e elétrica da frota municipal de veículos. O acordo, publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (20), abrange desde mão de obra até fornecimento de peças, componentes, acessórios, lavagem, higienização e serviços de borracharia, com vigência inicial de 36 meses e possibilidade de prorrogação.

A proprietária da empresa, Amanda Alexandra da Silva Mira, é ex-assessora parlamentar da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande. De acordo com dados do portal de transparência da Casa Legislativa, Amanda ocupou o cargo comissionado de assessora legislativa até dezembro de 2024, quando deixou a função. Dez meses depois, a Prefeitura firma o contrato com a ex-assessora.
Além disso, Amanda é irmã do ex-vereador Júlio Beiço (Júlio Cesar da Silva), que teve seu mandato cassado pela Justiça. Júlio, eleito pelo PP, foi afastado em 2021 após condenação por improbidade administrativa, com suspensão de direitos políticos confirmada em instâncias superiores. A cassação ocorreu em novembro de 2021, e ele foi substituído na Câmara, marcando um episódio polêmico na política local. Um fato curioso, é que Julio fez campanha para o deputado Toninho Wandscheer em 2022.

O contrato foi homologado após pregão eletrônico e segue as normas da Lei de Licitações (nº 14.133/2021). Até o momento, a Prefeitura não se manifestou sobre possíveis questionamentos éticos relacionados ao histórico familiar e profissional da proprietária. A redação do Jornal O Plano segue aberta para atualização desta matéria caso haja declarações da prefeitura de Fazenda Rio Grande.
