PREFEITURA DE CURITIBA DECIDE FECHAR TRADICIONAL CMEI

Imagem: CNN Brasil

Nos últimos meses, moradores do bairro Pilarzinho, em Curitiba-PR, vêm sofrendo com a falta de um antigo CMEI da região. O Centro Municipal de Educação Infantil Cinderela fazia parte do convívio local há décadas, sendo um dos CMEIs mais tradicionais da capital paranaense. Entretanto, a atual gestão municipal está prestes a fechar a unidade.

Segundo relatos de pais e mães, no início do ano a Prefeitura de Curitiba realizou uma reunião na qual foi abordada a situação do CMEI Cinderela, e ficou acordado que a creche precisaria de uma reforma ou mudança de local. Na reunião, os pais concordaram com a opção de a Prefeitura alugar outro espaço, e então o poder público prometeu à população que iria agir o mais rápido possível.

Hoje, já em setembro, a promessa ainda não foi cumprida. Os responsáveis relatam que a Prefeitura está “empurrando com a barriga” a situação e que, atualmente, funcionários do município estão conversando com os pais para convencê-los a matricular seus filhos em outros CMEIs a partir de 2026. E um detalhe: atualmente, a gestão oferece transporte até a creche gratuitamente, mas já comunicou aos pais que no próximo ano não haverá mais condução para as crianças.

Entrevistado, o pai Davi Taborda falou sobre sua rotina após os atos da gestão Pimentel: “Olha, mudou bastante. Nós temos que acordar um pouco mais cedo, preparar as coisas um pouco mais cedo… Se, de repente, acontecer algum imprevisto que faça você perder o ônibus, já fica difícil para levar.” Ao ser questionado sobre a distância entre o CMEI Cinderela e a atual creche em que seu filho estuda, o pai completou: “Bastante longe.”

Já a mãe Lilian, ao ser entrevistada, destacou a tradição do antigo CMEI na região: “A questão não é só a Prefeitura disponibilizar um espaço que seja próximo, mas é acabar com uma memória do bairro, acabar com uma tradição do bairro, que era o CMEI.”

Ao ser questionado se gostaria de mandar uma mensagem ao prefeito Eduardo Pimentel, Davi respondeu: “Olha, prefeito, que o senhor seja um pouco mais honesto com os moradores aqui, porque são muitas pessoas que estão sendo impactadas por uma decisão que está sendo apenas de vocês; essa decisão não está sendo nossa.”

Lilian completou: “A gente não quer perder um referencial do bairro, porque a Cinderela é um referencial do bairro. Eu gostaria que o senhor cumprisse com o que foi prometido pra gente: o aluguel de um local que viesse acolher essas crianças.”

Ao conversar com outros pais, foi relatado que a estrutura do antigo CMEI Cinderela já foi destruída e que a Prefeitura realmente não quer se mobilizar para alugar outro espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima