
Andressa Batista Dal Toso, cunhada do prefeito de Fazenda Rio Grande Marco Marcondes (PSD), ocupa cargo de assessora parlamentar no gabinete do deputado estadual Alisson Wandscheer (SD) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Dados do Portal da Transparência da Alep revelam que ela recebe remuneração bruta de R$ 6.203,69, valores compatíveis com o nível G-5 para comissionados.

Andressa compartilha o sobrenome Batista Dal Toso com Giuliana Batista Dal Toso Marcondes, esposa de Marco Marcondes e primeira-dama do município, onde também atua como Secretária Municipal de Assistência Social, pelo decreto nº 7.665/2025, assinado por seu marido.

Politicamente, os laços são ainda mais fortes: Alisson Wanscheer, aliado de Marcondes, chegou a ser agraciado com o título de Cidadão Honorário de Fazenda Rio Grande em agosto de 2025, durante cerimônia na cidade.

Cargos comissionados como o de Andressa são legais, mas podem gerar debates na população sobre a moralidade deste tipo de nomeação, por conta dos fatos apresentados nesta matéria. Andressa dal Toso também atua como sócia quotista da Clínica New York, localizada em Curitiba, porém sem relações com seu trabalho na ALEP.
Em respeito ao jornalismo ético e equilibrado, o deputado Alisson Wandscheer foi procurado por esta redação para prestar qualquer manifestação sobre a nomeação de Andressa em seu gabinete parlamentar. Entretanto, até o momento da publicação não obtivemos respostas. O espaço segue aberto caso haja futuras declarações do deputado.
