
O Tribunal de Justiça do Paraná decretou a soltura do Vereador Rafael Araújo de Cianorte, PL, que foi preso nesta última segunda-feira (8) por suposto crime de falsificação de medicamentos.
Segundo as informações apuradas, o vereador saiu da prisão nesta quarta-feira (10) pouco antes das 18:00 horas, e irá agora responder o processo em liberdade.
Investigação
A polícia apurou que Rafael recebia encomendas de cápsulas produzidas clandestinamente com insumos dos medicamentos para disfunção erétil, depressão, inibidor de apetite e cafeína. Em seguida, embalava e distribuía. Nos rótulos dessas embalagens, segundo o inquérito policial, constava que o suplemento era composto apenas por produtos naturais – sem revelar as outras substâncias –, com a promessa de emagrecimento.
Para esta falsificação, seriam usados Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJs) de empresas habilitadas e que não possuem vínculo com a organização criminosa. Ainda conforme o inquérito, Rodrigo também embalava, colocava rótulos falsos e distribuía as cápsulas com outros nomes de marcas não associadas ao crime.
Em seguida, o grupo venderia os falsos suplementos alimentares por redes sociais e aplicativos. A análise da planilha de envios demonstrou que Rafael enviou 1.049 remessas entre os dias 24/07/2019 e 25/09/2025. Depois do cumprimento do mandado de busca e apreensão na primeira fase da operação, a polícia também identificou que os indiciados continuaram a vender os medicamentos.
O vereador foi procurado pela redação do Jornal O Plano para se pronunciar sobre a investigação, entretanto até o momento não obtivemos retorno. O espaço segue aberto para manifestações.
